No próximo dia 14, será lançada a 1ª etapa da campanha nacional contra poliomielite. Em Sorriso, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento tem como meta imunizar 5.965 crianças menores de 5 anos. Na ocasião, a secretaria manterá plantões de atendimento em todos os postos de saúde, das 8 às 17 horas.
Com o slogan “tem que vacinar, não pode bobear”, a meta para o Estado é imunizar 288.779 crianças. Essa 1ª etapa vai até o dia 17 de julho. As crianças que estiverem com vacinação em falta também poderão receber a imunização contra Hepatite B, Tetra, Tríplice Viral, DPT e febre amarela. É importante lembrar que a criança deve portar a carteira de vacinação.
A poliomielite também é denominada paralisia infantil por afetar principalmente as crianças. É uma doença infecto-contagiosa viral aguda que se manifesta de diversas formas. O quadro clássico é caracterizado por paralisia flácida de início súbito e acomete geralmente os membros inferiores.
Em algumas pessoas a doença pode levar a paralisia dos músculos respiratórios e da deglutição: situação que deixa a vida do paciente ameaçada. A única medida eficaz para manter erradicada a circulação do poliovírus é a vacinação.