A Unidade de Pronto Atendimento de Sorriso (UPA) que começou a ser construída em dezembro de 2010 ficará pronta até o fim deste ano. Está sendo construída entre o Posto de Saúde Central e o Hospital Regional e os investimentos estão estimados em R$ 1,3 milhão. A nova unidade terá atendimento 24 horas com serviços de urgência e emergência e contará com sala de pronto atendimento, três consultórios com um pediatra e dois para clínicos gerais e oito leitos de observação. Além de sala de acolhimento, sala para gesso, raio-x, nebulização, administrativo, farmácia e esterilização. A unidade terá capacidade para atender entre 50 a 150 pacientes por dia.
A principal proposta da construção da nova unidade em Sorriso, é descentralizar os atendimentos do Hospital Regional, que atualmente acolhe pacientes de diversos municípios. A redução dos atendimentos também deve acontecer no Centro de Referência de Especialidades Médicas (CREM), que passará a realizar somente atendimentos especializados, depois de concluída as obras da Upa.
Outra novidade que chega junto com a UPA é o Serviço de Atendimento Medico de Urgência, (SAMU), que será feito através de duas ambulâncias, uma básica e outra avançada com UTI móvel e um médico.
Como em todo o país, em Sorriso o número para atendimento através do SAMU será o 192. A central das ligações ficará em Cuiabá, onde o atendimento imediato por telefone será feito por um médico que orientará o paciente e se necessário, repassará as informações também para os profissionais da unidade em Sorriso que farão os procedimentos necessários para casa caso.