As mulheres que realizavam atividades físicas na praça das Fontes receberam orientação, ontem à noite. Foi o início da campanha Outubro Rosa, movimento popular internacional realizado no mundo todo. O nome remete à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. “Como temos o projeto Ginástica na Praça em que essas mulheres vem procurar melhor qualidade de vida, com o Outubro Rosa, a nossa nutricionista vem explicar a importância da alimentação saudável, de se tocar, a importância da mulher se amar”, disse a secretária de Esportes, Marisa Neto.
Foram repassadas às mulheres, através da nutricionista, informações importantes sobre a função dos alimentos no organismo e como cada um pode ajudar a prevenir a doença, que segundo o Ministério da Saúde, é a que mais mata mulheres por ano no país. “Existem alguns alimentos em específico, que atuam na prevenção ao câncer de mama como o repolho, o brócolis, a couve-flor e o rabanete. Eles possuem algumas substâncias, chamadas funcionais, que além de nutrir, ajudam na prevenção do câncer. Então ingerir diariamente vai ajudar nesta prevenção”, explica a nutricionista Cláudia Sônego dos Anjos.
Além disso, a nutricionista destaca que é fundamental unir à alimentação saudável a prática regular de exercícios físicos. “É todo um conjunto de mudança, de estilo de vida que vai auxiliar na prevenção do câncer como fazer atividade física, o controle alimentar, ter uma mente saudável e um estilo de vida mais tranquilo”.
A profissional lembra também que não somente as mulheres, mas todos precisam sempre optar pelos alimentos mais saudáveis também para a prevenção de outras doenças. “Várias doenças estão relacionadas com a alimentação, como a hipertensão, diabetes, colesterol e a obesidade em si que também acaba desencadeando outras doenças. Então a alimentação é um dos pilares da vida saudável”.