Os médicos do Hospital Regional de Sorriso voltam a negociar, na próxima segunda-feira, com a direção da unidade, a recontratação dos profissionais que não haviam renovado contratos e deixaram a unidade devido aos atrasos salariais. Segundo o diretor clínico, Lauro Maiolino, com a confirmação que os salários de novembro, dezembro e janeiro pagos, e o décimo terceiro seja quitado até esta sexta-feira, há grande possibilidade dos colegas voltarem a trabalhar no hospital que atende pacientes de 15 cidades do Nortão em sistema de consórcio. “A maioria dos contratados vai procurar a direção pois todos têm interesse em retonar ao hospital. Nós não perdemos contato com a diretora, mas vai depender dela aceitar o retorno e manter o mesmo quadro de profissionais”, disse o diretor clínico. Dos 51 médicos, ao menos 25 haviam saído após várias negociações e advertências para receberem as pendências.
Como a previsão é que uma Organização Social de Saúde (OSS) assuma o comando, em abril, Maiolino acredita que o setor de Recursos Humanos (RH) deve achar um meio, uma vez que é muito raro fechar um contrato de trabalho para apenas um mês.
Quanto a mudança de gerência da unidade, que deixa de ser gerida pelo Estado e pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Teles Pires, e passa a ser por uma OSS, o diretor clínico disse que “todos os médicos têm residência em Sorriso, e tem outras atividades na cidade e região, ninguém quer deixar a cidade. E, como teoricamente será outro tipo de gestão, não podemos julgar precipitadamente, mas acreditamos que vai melhorar, principalmente no que se refere ao pagamento dos profissionais. Temos que confiar”, ressaltou.
Dos 25 médicos que não renovaram o contrato no dia 29 de fevereiro, apenas um deixou a cidade. Segundo o diretor, profissionais de pelo menos três especialidades – ortopedia, obstetrícia e intensivista, devem chegar hoje a Sorriso.
Outro lado
Só Notícias tentou entrar em contato com a diretora da unidade, mas ela não atendeu e nem retornou as ligações.