PUBLICIDADE

Sorriso: ‘doutores palhaços’ levam alegria para internados no hospital regional

PUBLICIDADE

Um sorriso pode fazer toda a diferença. Um grupo de colaboradores do Hospital Regional de Sorriso é um bom exemplo disso. Eles visitam a unidade administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) levando alegria as crianças, jovens, adultos e idosos que estão em tratamento médico. O projeto batizado de “Doutores Palhaços” existe desde 2004 e de lá pra cá já recebeu a aprovação de muitos pacientes.

A jovem Jaqueline dos Santos é uma deles. Ela está internada há mais de duas semanas no hospital para se recuperar de ferimentos causados durante um acidente com moto. “Já chorei várias vezes nessa cama, e essa visita dos doutores palhaços anima a todos com as brincadeiras. A gente esquece até das dores”, comenta.

Clarice da Rosa se recupera de uma fratura no braço e também se surpreendeu com a visita dos “Doutores Palhaços” nesta sexta-feira santa. “Eu gostei muito, os palhaços são muito animados e tiram aquela tensão que todo hospital tem”, destacou a paciente.

 

   E hoje a animação do grupo foi especial. As palhaças Maricota e Rosinha tiveram a participação de um gaiteiro, que além de animar todos os pacientes, também levaram alegria aos colaboradores do hospital, acompanhantes e visitantes de pacientes.

   

   A coordenadora do projeto “Doutores Palhaços”, Célia Telli, explica que a ação é uma iniciativa do grupo de humanização da Secretaria de Saúde do Estado. Ela destaca ainda alguns dos benefícios que são alcançados através da atuação dos humoristas. “A gente enquanto atua vê alguns pacientes até mesmo depois de sofrerem um acidente vascular cerebral interagindo conosco, isso é muito gratificante. Sem contar que a alegria libera a endorfina, que ajuda na recuperação do paciente”.

 

Atualmente os “Doutores Palhaços” integram 12 colaboradores do Hospital Regional de Sorriso. Conforme o diretor executivo da unidade, Diógenes Couto, o projeto deve continuar por muito tempo. “Nós apoiamos e damos todo o suporte necessário para o desenvolvimento do projeto. Até porque os benefícios dessa ‘terapia’ são comprovados. Com a atuação dos palhaços, os pacientes se descontraem, esquecem um pouco do ambiente hospitalar que é mais pesado. Na maioria das vezes estão sofrendo, longe dos parentes, amigos, e com as brincadeiras eles acabam relaxando, dão um sorriso e se revigoram. Isso faz bem pra saúde”, finaliza o diretor.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE