No próximo dia 26, inicia a campanha nacional de vacinação do idoso, que tem como slogan “Não deixe a gripe derrubar você. Vacine-se”. Em Sorriso, devem ser vacinadas 1.822 pessoas, até 22 de maio, em todos os postos de saúde.
Ano passado, Sorriso ultrapassou a meta preconizada pela Secretaria Municipal de Saúde, atingindo o percentual de 102% dos idosos vacinados. “Para este ano, pretendemos repetir os números”, afirma a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Alzira Mendes Moraes. Deverão ser imunizadas contra a gripe todas as pessoas acima de 60 anos de idade.
Além da vacinação outro objetivo da campanha é incentivar a população idosa a ter hábitos saudáveis. A experiência já comprovou que a atividade física e mental, aliada à vacina, aumenta a expectativa e a qualidade de vida dos idosos. Outro ponto da campanha é desmistificar algumas crenças negativas sobre a vacina, que só faz o bem a quem a toma.
“Os idosos que tenham dúvidas sobre a vacinação devem procurar orientação médica. A vacina contra gripe não tem custo e não faz mal. A dose diminui o risco de outras doenças respiratórias agudas, como pneumonia, reduzindo também os riscos de internação”, explica Alzira.
Não devem ser vacinadas pessoas que já tenham apresentado reações alérgicas graves à dose anterior da vacina e à proteína do ovo.