O Departamento de Vigilância Epidemiológica inicia, na próxima segunda-feira, a campanha de imunização do papilomavírus humano em 1.919 meninas entre 11 e 13 anos de idade. A vacinação será nas escolas começando pela Valter Leite Pereira, no bairro São Mateus, e Escola Geni Forgiarini, no bairro União. Serão encaminhadas autorizações para as escolas enviarem aos pais que devem assiná-las autorizando a vacinação.
A secretária interina de Saúde, Rejane Potrich, esclarece que a imunização é preventiva e não causa nenhum transtorno à saúde das meninas. “Nenhuma adolescente será vacinada sem a autorização dos pais ou responsáveis”, garantiu.
O vírus HPV é uma das principais causas do câncer de colo de útero, terceiro tipo mais freqüente entre as mulheres. A vacinação preventiva, de acordo com o Ministério da Saúde, é uma aposta na prevenção e redução do câncer de colo de útero. Segundo o cronograma, até o dia 10 de abril, as meninas de 11 a 13 anos, deverão receber a primeira das três doses da vacina quadrivalente contra o papilomavírus humano (HPV), causador do câncer de colo de útero, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A segunda dose deve ser aplicada seis meses depois, e a terceira, que deve ser aplicada cinco anos após a primeira, estará disponível nas UBS, informa assessoria.