A meta campanha do HPV, direcionada para meninas de 11 a 13 anos, chegou a 84,6% (patamar mínimo pedido pelo Ministério da Saúde é 80%). Até o momento foram imunizadas 1.625 adolescentes, do total de 1.919. De acordo com o departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde e Saneamento, as adolescentes que ainda não receberam a primeira dose e desejam fazê-lo podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de suas residências, munidas do cartão de saúde e acompanhadas de um responsável.
A campanha começou em 17 de março e, até agora, a equipe passou em 27 escolas municipais, estaduais e particulares. Para a vacinação nas escolas foram encaminhadas autorizações para que os pais assinassem a mesma, autorizando ou não as meninas a ser imunizadas.
O vírus HPV é uma das principais causas do câncer de colo de útero, terceiro tipo mais freqüente entre as mulheres. A vacinação preventiva, de acordo com o Ministério da Saúde, é uma aposta na prevenção e redução do câncer de colo de útero. Segundo o cronograma, até o dia 10 de abril, as meninas de 11 a 13 anos, deverão receber a primeira das três doses da vacina quadrivalente contra o papilomavírus humano (HPV), causador do câncer de colo de útero, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A segunda dose deve ser aplicada seis meses depois, e a terceira, que deve ser aplicada cinco anos após a primeira, estará disponível nas UBS. A imunização é preventiva, informa a assessoria.