PUBLICIDADE

Sorriso: 4 casos de hepatite B, HIV e sífilis são diagnosticados durante campanha

PUBLICIDADE

O Serviço de Assistência Especializada (SAE) informou que 60 pacientes procuraram a testagem rápida do vírus da hepatite B e C, HIV e sífilis durante a campanha realizada na segunda-feira (28) e ontem. Deste total, em dois casos foi detectado o vírus da hepatite B; um apresentou confirmação para o HIV e em outro foi detectada sífilis. Os quatro casos identificados são de adultos.

Segundo a coordenação do SAE, os quatro pacientes foram encaminhados para o tratamento adequado com o apoio de multiprofissionais, ofertado pela rede pública. Os casos de hepatite B e HIV receberam tratamento no próprio SAE e o tratamento da sífilis será ofertado na Unidade de Saúde mais próxima da residência do paciente.

De acordo com informações da assessoria, os interessados em realizar os exames que não puderam comparecer ao SAE durante a campanha podem procurar a unidade em qualquer período do ano para a realização do teste de laboratório, cujo resultado fica pronto em dez dias. O cidadão deve procurar atendimento munido do cartão SUS e de um documento com foto. O SAE atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, na avenida Porto Alegre, no centro, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento.

O teste rápido somente é disponibilizado durante períodos de campanha, pontua a coordenação da unidade. A campanha dessa semana foi em comemoração ao dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. A data é comemorada mundialmente em 28 de julho. 

No momento, o SAE disponibiliza tratamento para 280 pacientes com hepatite B; 30 com hepatite C e 180 pacientes com HIV. De acordo com a coordenação do SAE, a faixa etária dos pacientes em tratamento para hepatites é formada por cidadãos dos 15 aos 65 anos de idade. No caso do HIV, estão em tratamento cinco crianças e adolescentes na faixa etária dos quatro aos 15 anos; os demais pacientes apresentam idade entre 16 a 65 anos. Já os dez pacientes diagnosticados com sífilis realizam o tratamento diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estoques de vacinas estão abastecidos, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde garantiu que todos os Estados...

Prefeitura de Peixoto abre processo de credenciamento para novos fisioterapeutas

A administração pública em Peixoto de Azevedo (190 quilômetros...

Mato Grosso realizou captação de 36 órgãos durante o ano

A secretaria estadual de Saúde de Mato Grosso informou...
PUBLICIDADE