O Departamento de Vacinas, da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à Campanha de vacinação contra o vírus HPV em meninas de 9 a 13 anos de idade. As doses já estão disponíveis nas unidades de saúde. A meta é vacinar 1,9 mil adolescentes. “Este ano nós tivemos a introdução de uma nova faixa etária, que são as meninas de 9, 10 e 11 anos. Estamos vacinando tanto primeira, quanto segunda dose. Quem ano passado tomou a primeira dose e não foi tomar a segunda, essa dose está disponível”, disse a enfermeira da secretaria, Cátia Dalprá.
Para a imunização eficaz, é necessário que as meninas tomem as três doses da vacina. A distribuída no SUS é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV. “O esquema preconizado pelo Ministério da Saúde é que as meninas tomem a segunda dose após seis meses de terem tomado a primeira e a terceira, cinco anos após a primeira dose. A imunidade só é conferida após as três doses da vacina”, explicou a enfermeira.
O câncer de colo de útero é o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas durante a relação sexual.