PUBLICIDADE

Sistema informatizado agiliza e facilita entrega de exames para moradores de Sinop

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Desde junho do ano passado, os moradores de Sinop não precisam mais ir até uma unidade de saúde para receber os resultados de exames feitos no município. O sistema, desenvolvido pela empresa Data Norte Sistemas, foi mantido na atual gestão da secretaria municipal de Saúde e tem facilitado a vida dos pacientes.

“Esse sistema a maioria dos laboratórios particulares tem. No setor público, Sinop foi uma das primeiras cidades de Mato Grosso a implantar. Muitas vezes, a pessoa chegava para pegar o resultado, mas ainda não estava pronto, então tinha que ir embora. Isso evita de os munícipes estarem indo na unidade”, explica, ao Só Notícias, Marcelo Zocante, proprietário da Data Norte.

Além de dar agilidade e conforto aos usuários e diminuir custos para o município, o software também foi implantado como uma estratégia de enfrentamento à pandemia de coronavírus. “Diminui custos, tempo, filas. Além de que o combate à covid-19 é uma situação que passa diretamente pelos laboratórios. Então, reduz a circulação nessa época de pandemia”.

O empresário explica que, após a coleta das amostras nas unidades de saúde, o paciente recebe um protocolo, com dados para acesso no site do Laboratório Municipal de Análises Clínicas. Moradores que não possuem acesso tecnológico, podem continuar retirando os resultados presencialmente. “Quando o laboratório grava o resultado, a pessoa já recebe uma mensagem no WhatsApp avisando que está pronto o exame, e ela pode visualizar no site”, detalha Zocante.

Desenvolvido pelos programadores da empresa em Sinop, o software também facilita a vida dos profissionais de saúde. “O médico passa a ter acesso a todo o histórico do paciente. Então, às vezes, se a pessoa perder um exame ou esquecer de levá-lo na consulta, o profissional credenciado consegue acessar”, finaliza Marcelo.

Fundada em Sinop, em 1999, a Data Norte Sistemas desenvolve softwares para mais de 400 clientes privados. No setor público, a empresa atende mais de 40 municípios de Mato Grosso, entre eles, Apiacás, Campo Verde, Canarana, Carlinda, Colniza, Chapada dos Guimarães, Cáceres, Tabaporã, Terra Nova do Norte e Querência e Também é responsável pelos sistemas dos hospitais regionais de Colíder, Peixoto, Rondonópolis e Sinop.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem mais de 500 captações de córneas em um ano

O Estado de Mato Grosso, por meio da secretaria...

Sinop: UBSs terão horário estendido e programação especial para homens no dia 28

A secretaria de Saúde está com uma programação especial...

Hospital Santa Casa promove mutirão de cirurgias pediátricas em Cuiabá

O Hospital Estadual Santa Casa, mantido pela secretaria estadual...

Prefeitura no Nortão define compra de duas UTIs móveis e dois ônibus

A administração municipal em Tapurah (200 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE