Após firmar convênio com o Instituto Lions da Visão a prefeitura vai encaminhar à Cuiabá, no dia 2 de maio, 42 pacientes que irão passar por cirurgias visuais, no dia 3. A confirmação é da assessoria do Executivo, que informou que 34 procedimentos são de catarata e 8 de pterígeo – doença que provoca o crescimento de tecido fibrovascular semelhante à conjuntiva sobre a córnea, mais conhecida como "carne crescida".
De acordo com a responsável pela Central de Regulação da Secretaria de Saúde, Patrícia Hkemi Kamitami, as cirurgias serão custeadas com recursos próprios pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde a um custo total de R$ 31,2 mil. "Duas técnicas de enfermagem irão acompanhar todo o procedimento, já a consulta de retorno, pós cirúrgica, será realizada em Sinop mesmo", explicou.
Patrícia recomenda que pessoas com suspeita de catarata, pterígeo ou outras deficiências visuais procurem as Unidades Básicas de Saúde para orientações. "No caso especifico de catarata será realizada a triagem neste fim de semana (20 e 21) na sede do Lions para a realização de um mutirão de cirurgias em Cuiabá", destacou.