O sistema de Farmácias Popular do Governo Federal iniciou, hoje, a distribuição gratuita de medicamentos para diabéticos e hipertensos. Para isso é necessário que os pacientes procurem as unidades munidos de CPF e RG e apresentem a receita dos medicamentos desejados. Na lista dos remédios que serão oferecidos estão:
1. Atelanol 25mg;
2. Captopril 25mg;
3. Enalapril 10 mg;
4. Enalapril 20mg;
5. Furosemida 40 mg;
6. Glibenclamida 05mg;
7. Hidroclorotiazida 25mg;
8. Metformina 500 mg;
9. Metformina 850 mg;
10. Metildopa 250 mg;
11. Metildopa 500 mg;
12. Nifedipina 20 mg;
13. Propanolol 40 mg;
14. Verapamil 80 mg.
Além desses medicamentos, a unidade de Sinop, que atende na Avenida das Itaúbas, ao lado do PSF Carlos Sholtão oferece mais de noventa tipos de medicamentos que abrangem 80% das doenças populares como diabetes, hipertensão, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções, verminoses e enxaqueca, todos com valor 90% mais baratos que o praticado pelo mercado.
Os medicamentos são adquiridos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e são vendidos a preço de custo para a população através da parceria da Prefeitura com o Governo Federal. Para comprar o remédio, é preciso somente que o paciente apresente a receita médica ou odontológica. O RG é necessário somente na compra de medicamentos de controle especial.
A Farmácia Popular de Sinop foi inaugurada durante as festividades dos 31 anos do município. Foram investidos na construção da unidade cerca de R$73 mil entre recursos federais e municipais. O Ministério da Saúde vai repassar R$ 10 mil mensais durante um ano para manutenção da Farmácia. O sistema de controle de estoque e pedidos é todo informatizado e a unidade conta com profissionais capacitados para orientar sobre os cuidados com a saúde e uso correto dos medicamentos.