O médico, professor do curso de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso e mestre em infectologia, Luciano Correa, ministrará, amanhã, às 19h30, palestra sobre os vírus ebola e chikungunya, no auditório do Sindicato Rural. O evento é organizado pela Unimed Norte do Mato Grosso destinado para médicos e profissionais da saúde do município e região.
O diretor vice-presidente da Unimed em Sinop, Edson do Nascimento, explicou ao Só Notícias que a intenção é preparar os profissionais, caso alguma das duas doenças seja diagnosticada em pacientes da região. “Temos trabalhadores aqui que vêm da África, de onde se originam os dois vírus, então é possível que os vírus cheguem até aqui. A ideia também é atualizar o conhecimento dos médicos e profissionais para que eles saibam até tirar dúvidas de seus pacientes”. As inscrições podem ser feitas com antecedência, ou no local.
A febre chikungunya é uma doença infecciosa caracterizada por febre alta, dores intensas em articulações, músculos e cabeça e manchas vermelhas na pele. A picada da fêmea de dois tipos de pernilongo é responsável pela transmissão. Um desses pernilongos é o Aedes Aegypti, também transmissor da dengue. Até o final do mês passado, 828 pessoas foram diagnosticadas com a doença no Brasil.
Já o ebola é uma doença altamente contagiosa que provoca uma grave febre hemorrágica. A doença chega a matar de 60 a 90% das pessoas infectadas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou ontem que 5.689 pessoas morreram infectadas por ebola – de um total de 15.935 casos de pessoas infectadas – em todo o mundo. No Brasil ainda não foi confirmado nenhum caso da doença.