Hoje é dia mundial da luta contra a AIDS e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Sinop realiza o "Dia D" e encerramento da campanha, que teve início na segunda-feira (26). Durante a semana foram realizados testes rápidos para HIV, hepatites virais e sífilis nas Unidades de Saúde da Família do município, além de panfletagens nas faculdades e em algumas avenidas. Hoje, os testes serão feitos somente no SAE e nas unidades do Menino Jesus, Nações, Jardim das Oliveiras e União. Já os pit stops explicativos serão nos cruzamentos da avenida Júlio Campos com Sibipirunas e Jacarandás.
Segundo assessoria, no momento, 606 pacientes da região Norte e alguns do Pará realizam o tratamento em Sinop. Desses, 321 são pacientes mulheres e 285 homens. O número também engloba seis crianças, de 5 a 12 anos em tratamento. Duas das crianças são de Sinop e, a enfermeira do SAE, Lucia Mendes Thomaz, explicou, que são crianças com mães soropositivas que não realizaram o pré-natal durante a gestação.
Para quem não pode comparecer às unidades durante a campanha, pode procurar o SAE ou as unidades nos seus horários de atendimento para realizarem os testes. Porém, o teste fora das campanhas, é o convencional, de laboratório, que fica pronto em dez dias. O teste rápido é destinado para gestantes, grupo de risco ou profissionais da saúde que tiveram contato com o vírus acidentalmente.
Para os soropositivos, a equipe de atendimento especializado realiza todos os encaminhamentos e presta acompanhamento necessário com profissionais das áreas de psicologia, assistência social, enfermeiras e médicos infectologistas.
Cerca 400 kits de teste rápido de cada enfermidade foram disponibilizados para a campanha.