O número de casos confirmados de dengue no ano passado, aumentou em comparação com 2005. Foram 311 contra 287, respectivamente, um acréscimo de cerca de 8,3%. O balanço é do Sistema de Informação dos Agravos de Notificação – Sinan, do Escritório Regional de Saúde, em Sinop. Ele aponta que em maio do ano passado registrou-se a maior incidência do problema, com 111 confirmações. Março e abril apareceram com ambos 57.
Em 2005, abril apontou 37 confirmações. Nas notificações houve redução, de cerca de 32%. Em 2005, foram 653, enquanto no ano passado, outras 444. Medidas de prevenção foram adotadas no município, para evitar a doença, causada pelo mosquito Aedes Aegypt, que se reproduz em ambientes com água limpa e parada, como garrafas, pneus, vasos de plantas , entre outros.
No ano passado, por exemplo, mesmo com o início do recesso, mais de 50 agentes de saúde mantiveram os trabalhos de visita aos bairros sinopenses. Durante o ano passado, os agentes visitaram as residências, onde orientavam os moradores sobre o risco da doença.