A Secretaria de Saúde de Sinop registrou mês passado 34 notificações de dengue e duas confirmações da doença. Mesmo com trabalhos de orientação e combate a infestação do mosquito transmissor, lançados no último dia 17, ainda é alto o percentual de Aedes Aegypti em alguns pontos do Jardim Violetas, por exemplo, que tem10,04% de infestação e, no Jardim Botânico, com 4,06%.
Mesmo que em alguns bairros a média mantém-se alta, em outros os números são pequenos, como o residencial Gente Feliz, onde foram registrados 0,81% na primeira semana, 0,77% na segunda, 0,92% na terceira e 0% na última. De acordo com a Vigilância Ambiental, o índice de toda a cidade só é fechada a cada 2 meses e, de Sinop, deve sair em meados de março.
Ainda segundo a Vigilância Ambiental, entre os agravantes estão as valas de escoamento de água (valetões), os terrenos baldios, considerados o segundo problema, já que são jogados lixos propiciando assim criadouros para o mosquito e, em terceiro, a falta de consciência dos moradores, já que trabalhos com limpeza nos quintais, calhas e caixas d’água muitas vezes não são feitos.
A secretaria, que tem trabalhado com 35 servidores, continua com as atividades de orientação e ‘bloqueio’ no bairro e nos 9 quarteirões seguidos em que são notificados casos, fazendo a nebulização diretamente nos focos.