PUBLICIDADE

Sinop tem morte por chikungunya confirmada e casos de dengue sobem; secretaria contesta e campanha é intensificada

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias com Wellinton Cunha (foto: assessoria/arquivo - atualizada 17:16h)

O ministério da Saúde atualizou o painel das arboviroses causadas pelo mosquito Aedes aegypti, na última sexta-feira. No mês passado, houve um óbito por chikungunya. O paciente faleceu em janeiro, mas a morte foi confirmada apenas na semana passada.

Em fevereiro, foram registrados mais 741 novos casos prováveis de chuikungunya, aumento de 27% em relação a janeiro, quando foram 585. Desde total, 68% são em mulheres e 32% em homens. A faixa etária mais atingida é de pessoas entre 50 e 59 anos (253 casos). Foram registrados 6 casos em crianças com menos de um ano e 23 casos em idosos com 80 anos ou mais. No momento, nenhum óbito está em investigação.

Já em relação à dengue, foram registrados 1.953 novos casos prováveis, aumento de 35% em relação a janeiro, quando foram registrados 1.452 casos. Deste total, 61% foram em mulheres e 39% em homens. A faixa etária mais atingida é de pessoas entre 20 e 29 anos (672 casos). Foram registrados 59 casos em crianças com menos de um ano e 41 em idosos com 80 anos ou mais. No momento, nenhum óbito foi confirmado ou está em investigação.

Conforme Só Notícias, a prefeitura intensificou a campanha de conscientização para combater a proliferação do mosquito que transmite as três doenças, reforçando pedido para moradores permitirem entrada de agentes para inspecionar imóveis e eliminar os focos. A secretaria de Saúde informou que o cronograma do mutirão “todos contra a dengue 2025” está em andamento e, até o próximo dia 17, será feita limpeza em mais sete bairros no Jardim das Oliveiras, Orquídeas, Azaleias, Cravos, Botânico, Celeste e Maria Carolina.

Outro lado
A secretaria municipal de Saúde, em nota divulgada esta tarde, contestou a informação que o ministério da Saúde tenha confirmado morte em Sinop. “Não há nenhuma morte por chikungunya registrada no município de Sinop no ano de 2025; o caso que passou a constar nos registros do Ministério da Saúde, na última sexta-feira, 28 de fevereiro é decorrente de uma falha de lançamento no sistema; a secretaria de Saúde salienta que, assim que tomou conhecimento, o sistema foi atualizado e o pedido de correção foi encaminhado ao ministério da Saúde; Reitera que tem intensificado os trabalhos e ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti e que, ainda em fevereiro, lançou um mutirão de combate à dengue com ações diretas em todos os bairros do município”.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Divulgados 100 projetos de pesquisas selecionados para financiamentos em Mato Grosso

A secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação...

Tamanduá é capturado após se “esconder” em residência de Sorriso

A fêmea de tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla), também conhecido como...
PUBLICIDADE