Um total de 375 portadores do vírus da AIDS são atendidos pelo Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis, em Sinop, atualmente. Desses, 139 residem no município e outros 236 vêm de outras cidades da região, onde ainda não há tratamento especializado.
Além de receber os medicamentos, os pacientes são acompanhados por médicos e psicólogos. O serviço de atendimento especializado possui uma equipe com infectologista, enfermeiro, bioquímico, psicólogo e assistente social. Agentes de saúde também fazem o acompanhamento direto nas residências.
Uma das preocupações é com os pacientes que não procuram acompanhamento, já que o preconceito ainda é presente. Os exames para constatar se é portador do vírus são gratuitos e podem ser feitos em qualquer Unidade de Saúde do município. O resultado sai em 15 dias.
Durante o ano a Secretaria de Saúde realiza trabalhos de conscientização em escolas, empresas, e reforça as orientações para o período de carnaval, em que é feita a distribuição preventiva de camisinhas para os foliões.