Técnicos do Ministério da Saúde devem inspecionar o terreno para construção do Hospital do Câncer de Sinop somente no decorrer de 2013. A visita estava prevista ainda para este ano, no entanto, o diretor da Fundação Comunitária de Saúde de Sinop (Hospital Santo Antônio) Wellington Radal, disse, ao Só Notícias, que o procedimento padrão acabou sendo revertido. As documentações necessárias da habilitação da unidade, que seriam tratadas posteriormente, acabaram sendo abordadas neste primeiro momento.
“A documentação já está toda entregue e a unidade habilitada. A equipe deve ir ao local no início do ano que vem, e pelo período que costuma demorar esse processo, acreditamos que a construção comece entre 90 e 120 dias após o aval do ministério, já que dependemos do governo federal para o projeto. É ele que elabora, nós só o recebemos”, explicou o diretor.
A área doada para construção do hospital, com 12,6 mil metros quadrados, avaliada em R$ 3 milhões, foi doada em julho, para a fundação, pela Colonizadora Sinop, próxima ao Hospital Santo Antônio. Parte dela também deve ser utilizada para ampliação desta unidade hospitalar. A instituição que já possui uma ala de Oncologia e também prevê implantar os serviços de Radioterapia e Braquiterapia, além de outros procedimentos ligados ao setor.
O hospital foi habilitado como unidade de assistência de alta complexidade em oncologia, pela Secretaria de Atenção à Saúde, veiculada ao ministério do setor, em dezembro do ano passado. A portaria publicada apontou que custeio do impacto financeiro gerado, vai ocorrer por conta o orçamento do próprio ministério. O valor ainda deve ser confirmado.