O veterinário e responsável pelo controle de Zoonoses da Secretaria municipal Saúde, Joacyr Oliveira, disse que pretende iniciar uma força tarefa para controlar o aparecimento de caramujos africanos. Eles infestam bairros como o Jardim das Oliveiras, Violetas e Palmeiras (imediações do parque florestal) e também nas regiões dos bairros como Celeste e Jacarandás (região da reserva do Botânico). "Desde o final do ano passado a secretaria tem recebido inúmeras reclamações e vamos apresentar alternativas para combater os moluscos".
"Ele aparece sempre no período chuvoso. Estes bichos podem transmitir para as pessoas "vermes" hospedeiros que podem resultar em doenças como meningite, e até perfuração no estômago (provocado pela angiostrongilose abdominal)", conclui o especialista.
A significativa quantidade e surgimento dos caramujos podem também estar relacionado a fatores como repouso, refúgio, e alimentação em abundância que são facilmente encontrados em qualquer terreno baldio e/ou com moradias que podem estar atrelados à infestação.