A Secretaria Municipal de Saúde poderá antecipar a campanha de imunização contra o vírus da gripe H1N1 para próxima semana. O Departamento de Imunização confirmou, ao Só Notícias, que o município deve receber neste primeira etapa 11 mil doses da vacina da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Este número é 50% menor que o repassado no ano passado.
No município, a meta é vacinar 22 mil pessoas neste primeiro ciclo. Segundo o departamento municipal, existem mais de 30 casos suspeitos da doença. Até agora, nenhum caso foi confirmando oficialmente.
Todos os Postos de Saúdes de Família (PSFs) irão fornecer doses da vacina. Crianças a partir do seis meses de vida até os 5 anos, idosos acima dos 60 anos, trabalhadores da saúde e mulheres que tiveram filhos após 42 dias receberão doses prioritárias.
Oficialmente a campanha anual de vacinação contra a gripe acontecerá em todo o país a partir do dia 30 deste mês (dia de mobilização nacional) até 20 de maio.
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A gripe comum, como é conhecida, pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção.