A partir da próxima semana, a Secretaria de Saúde de Sinop passará a realizar 30 exames de mamografia por dia. O secretário Francisco Specian Junior pontua que foi firmado um convênio com um hospital particular, que conta com um centro de diagnóstico por imagem, para o atendimento da demanda.
Atualmente, 1.752 solicitações de exames constam na Central de Regulação do município. "Com a realização de 30 exames por dia pretendemos eliminar a demanda em dois meses e garantir a continuidade dos serviços prestados. Nossa Central está entrando em contato com as pacientes para comunicar o procedimento".
De acordo com Francisco, uma empresa prestadora de serviços especializados em diagnósticos por imagem foi licitada e contratada para execução dos exames. A expectativa é que dentro de 30 dias os serviços sejam realizados com o uso de um mamógrafo digital que será instalado no Centro de Especialidades Médicas (CEM). Após a instalação do equipamento, a secretaria irá pagar R$ 112 para cada exame de mamografia e R$ 41 por exames de raio X. "Acreditamos que com a instalação no CEM possamos ampliar a quantidade diária de procedimentos e atender a nossa demanda reprimida em um tempo menor", adianta o secretário.
A mamografia é um exame de diagnóstico por imagem usado para visualização interna das mamas, recomendado para mulheres com idade igual ou superior a 40 anos. Com análise dos resultados, o profissional poderá identificar situações como lesões benignas ou mesmo o câncer de mama de maneira precoce, ampliando as chances de cura.