O projeto “ações iluminadas” com a distribuição gratuita de 50 mil velas de citronela, planta que atua como repelente natural ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, será amanhã, na Catedral Sagrado Coração de Jesus, às 8h. iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde e a Igreja Católica. O secretário de Saúde, Francisco Specian Junior, disse que a intenção é fortalecer “a conscientização e a colaboração de todos no combate” a infestação do transmissor da doença para eliminação dos criadouros com alguns cuidados básicos, como evitar deixar objetos e plantas com água parada, cuidar de calhas e caixas d”água”.
O secretário explicou que as velas serão distribuídas em ações conjuntas da secretaria e da igreja. Após o lançamento uma equipe vai distribuir, também, velas e de fôlders explicativos na área central da cidade.
A citronela é uma planta aromática que age como repelente natural a vários insetos. Apenas cultivada no jardim a citronela pode auxiliar no combate ao mosquito, contudo, deve ser plantada em um local percorrido pelo vento, de maneira que leve o aroma até o ponto desejado. Também é indicada a realização de chás para a limpeza do chão, parapeito de janelas, entre outros. A forma mais eficaz da citronela está no óleo, fonte de geraniol e citronelal.
De acordo com a secretaria, desde o início de janeiro até o momento, Sinop contabiliza 2.765 notificações, do total, 376 casos já foram descartados para dengue, 912 foram diagnosticados como dengue clássica e três com complicações; 1.474 casos continuam sob análise.
Francisco acrescenta que “O setor responsável tem dois meses para realizar o fechamento de cada caso. As notificações são expedidas sempre que há qualquer suspeita, depois realizamos o acompanhamento para verificar se há comprovação ou não da suspeita inicial, muitos casos acabam sendo descartados, pois o acompanhamento revela que são viroses”, detalha.
No período não foi registrado nenhum caso de febre hemorrágica de dengue e de síndrome do choque.