Ainda não está definido quando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) entrará em funcionamento. A gestão é do Governo Estadual que está preparando o processo de licitação para construção de uma central única de regulação do serviço (onde há pessoas capacitadas para dar as primeiras orientações de atendimento), que estará instalada em Cuiabá.
De acordo com assessoria da Secretaria Estadual de Saúde, o Ministério da Saúde fez o repasse dos recursos para instalação da central no mês passado. Cerca de R$ 5 milhões foram destinados para montagem da estrutura. A expectativa é que esta central esteja pronta até o término deste ano.
Com o funcionamento deste centro, o próximo passo do governo será a montagem das equipes de trabalho. Será elaborado um processo seletivo para contratação dos profissionais. Em Sinop, são duas ambulâncias que foram entregues neste ano e que deverão fazer os atendimentos de urgência e emergência.
O Samu faz parte da política nacional de urgência e emergência instituída em 2003 pelo Ministério da Saúde. Os pacientes atendidos pela equipe do serviço móvel são encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Em entrevista concedida ao Só Notícias no mês de junho, o prefeito Juarez Costa (PMDB) sinalizou a expectativa do início dos atendimentos do serviço em um prazo de aproximadamente 60 dias, no entanto, lembrou que a responsabilidade era do Estado. Além de Sinop, as ambulâncias atenderão municípios da região.