O ano de 2021 registrou queda no número de notificações de dengue, em comparação com o ano anterior, passando de 8,95 mil para 3,3 mil notificações, de acordo com dados da secretaria de Saúde. Foram confirmados 1,46 mil casos e ainda são esperados resultados de exames de 240 pacientes. No ano de 2020, mais de 6,28 mil casos acabaram sendo confirmados.
“Estamos contentes com os resultados que estamos tendo porque, recentemente, encerramos nosso LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti) e registramos que houve uma queda na infestação predial e isso para gente é um bom resultado, significa que os casos de dengue vão começar a diminuir a partir de então”, explicou o coordenador do Centro de Combate às Endemias, Jorge Bevilaqua, ao Só Notícias.
Mês passado, houve 535 casos notificados e apenas 45 até o momento confirmados. Em relação a janeiro do ano passado, houve crescimento tendo em vista que naquela época teve 40 casos. Apesar do alto índice, o coordenador ainda ressaltou a queda de casos recentes. “Agora a esperança é que continue baixando os índices de infestação para que continue baixando o número de casos”, expôs o coordenador.
As equipes de agentes vêm trabalhando de forma insistente no combate aos focos na cidade, de acordo com Jorge. “O trabalho está sendo intensificado para que pare de crescer. Hoje estamos com os serviços de pequenos mutirões isolados em bairros. Estamos com o serviço de denúncia que a população passa para nós por meio da internet, WhatsApp ou ligação, além de visitas domiciliares, com o serviço nas casas, que é quando o agente faz a vistoria das casas nos arredores e procura onde está o foco, elimina ele e depois aplica o inseticida para matar as fêmeas adultas que estejam por aí”, explicou.
Com o período das chuvas, crescem os focos do mosquito nas casas e, para isso, é necessário que a população faça o monitoramento dos quintais, alertou o coordenador. “A dengue é uma das doenças mais fáceis de se combater, cuidados como eliminar qualquer criadouro que possa ter em seu quintal, como brinquedo de crianças, latas, baldes e vaso de flores. A água que cai do ar-condicionado muitas pessoas colocam um balde e tem que ter cuidado com isso pois muitas vezes naquele reservatório encontramos o foco. Piscinas sem tratamentos, caixas d’água sem tampa, reservatório de água atrás da geladeira. Resumindo, tudo aquilo que tiver no seu quintal que acumula água, elimine”, finalizou.