As integrantes Rede Feminina de Combate ao Câncer de Sinop, reuniram-se, ontem à noite, no centro de oncologia anexa ao hospital Santo Antônio, e definiu o jantar italiano que será no próximo dia 15, às 20h, no salão de festas do Sindicato Rural. É a primeira ação que a entidade está promovendo com renda destinada para proporcionar maior estrutura nas ações em Sinop de combate a doença.
A Ala de Oncologia do Hospital Santo Antônio iniciou suas atividades em Sinop, há 6 anos. Sob a coordenação do médico Airton Rossini, começou atendendo pacientes da cidade e região. Até hoje, foram realizadas mais de 8.000 consultas, 1.500 cirurgias e mais de 2.000 quimioterapias.
A Ala de Oncologia de Sinop recebeu o credenciamento do Ministério da Saúde somente em dezembro de 2011, tornando-se oficialmente referência para tratamento oncológico na região. Hoje, são 32 municípios do norte de Mato Grosso e também pacientes do sul do Pará, que buscam aqui tratamentos contra a doença. Somente no ano de 2012, foram atendidos mais de 600 novos casos, com previsão em 2013 para mais 1000 casos novos.
A ala oferece atendimento multidisciplinar com profissionais nas áreas de psicologia, assistente social, nutrição, oncologia clínica e cirúrgica, além das equipes de enfermagem e equipe administrativa. É importante ressaltar que todos estes atendimentos são realizados pelo SUS.