A secretaria municipal de Saúde recebe hoje, em Brasília, premiação nacional com os avanços no trabalho de prevenção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis, concedida pelo ministério da Saúde. A certificação da ‘Eliminação da Transmissão Vertical do HIV’ e selo ‘Ouro de Boas Práticas Rumo a Eliminação da Sífilis Congênita’.
A secretaria recebeu em novembro o documento com o deferimento de aprovação. A certificação é realizada a cada dois anos para Estados e municípios com população inferior a 1 milhão de habitantes e, como é o caso de Sinop. A prefeitura também investiu em constantes aperfeiçoamentos profissionais, médicos, enfermeiros e técnicos, que passaram por capacitação do manejo clínico e eliminação da transmissão vertical.
“É um prêmio muito importante para nossa cidade, eu quero agradecer a toda nossa equipe da ponta, aquelas pessoas que estão trabalhando para que hoje nós recebamos esse prêmio. Agradeço a atenção especializada e primária e também a vigilância em saúde”, declarou a secretária Daniela Galhardo.
A transmissão vertical ocorre quando a criança é contagiada por alguma infecção sexualmente transmissível durante a gestação, parto, e em alguns casos durante toda amamentação. Gestantes e parceiros sexuais devem ser investigados para IST durante o pré-natal e no momento do parto, especialmente para o HIV, sífilis e hepatites virais B e C.
Essa identificação da infecção pode ser feita gratuitamente nas unidades básicas de saúde. Se o resultado for positivo, os pacientes recebem as orientações necessárias para o início do tratamento, que também é ofertado pelo SUS.