A prefeitura informou, esta tarde, após Só Notícias denunciar lixo hospitalar jogado a céu aberto, no lixão (8 km da cidade), que está em andamento o processo de licitação de uma empresa especializada para fazer a coleta e destinação do lixo de hospitais, clínicas médicas, odontológicas, veterinárias. O secretário adjunto de Comunicação, José Pedro Serafini, explicou que, nos próximos dias, o prefeito Juarez Costa, deve se reunir com as secretarias de Saúde, Administração e Meio Ambiente para tratar sobre quais medidas a serem adotadas, como processo licitatório que vai contratar a empresa para administrar e elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que incluí a incineração (auto clave) dos resíduos hospitalares, feito apenas em Cuiabá. Os valores que vão ser gastos e por quanto tempo os serviços serão prestados não foram definidos.
A prefeitura não informou se foi tomada alguma medida em relação aos resíduos hospitalares que estão no local e qual procedimento que será adotado até dezembro. Enquanto isto, catadores de lixo reciclável acabaram trabalhando no mesmo local onde lixo hospitalar foi jogado, com risco de contaminação.
Não é a primeira vez que lixo hospitalar é descartado de forma irregular no lixão. Ano passado, houve outro caso e o Ministério Público passou a investigar.
Veja a reportagem de Só Notícias publicada esta manhã sobre lixo hospitalar jogado a céu aberto