A prefeitura de Sinop assinou contrato com o Hospital Santo Antônio, no qual pagará R$ 2,1 mil por diária para utilização de leito na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) por cada pessoa que precisar de tanedimento. O documento estipula o montante de 150 diárias que, em sua totalidade, custará aos cofres municipais o valor de R$ 315 mil. O contrato tem vigência de 12 meses.
A assessoria jurídica da prefeitura de Sinop reconheceu a dispensa de licitação para a contração deste tipo de serviço, pois a unidade é a única a oferecer o serviço. De acordo com o documento, publicado no Diário Oficial do dia 17 e que circulou na semana passada, as diárias das UTIs são destinadas para atendimento de pessoas carentes a serem encaminhadas pela Secretaria municipal de Saúde.
O hospital Santo Antônio disponibiliza 12 UTIs, sendo que seis delas são destinadas para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Por direito, pessoas carentes deveriam ter o serviço incluso e pago pelo governo federal. Com a contratação deste serviço, quando os leitos destinados aos pacientes do SUS estiverem lotados, a secretaria poderá requerer um leito de UTI destinado ao pacientes privados e dar prioridade a pessoa que estiver necessitando do atendimento.