O hospital do câncer de Sinop pode começar ser construído ainda este ano e concluído no início do próximo. A previsão, segundo o diretor da Fundação Comunitária de Saúde (Hospital Santo Antônio), Wellington Radal, foi feita por técnicos do Ministério da Saúde. Ele que confirmou, ao Só Notícias, que os representantes estiveram, ontem, na cidade, inspecionando o terreno de 12,6 mil metros quadrados (avaliada em R$ 3 milhões), doado pela Colonizadora Sinop. A previsão de investimentos na obra é R$ 6,5 milhões. Não foi feita estimativa para equipamentos.
Segundo o diretor, o projeto do prédio, elaborado pelo governo federal, já está pronto. “Agora falta enviar umas documentações que foram solicitadas, esperamos fazer isso já amanhã”. Entre as informações pedidas a está demanda regional existente de pacientes que necessitam de atendimento oncológico.
A parte da área doada pela colonizadora também deve ser utilizada para ampliação desta unidade hospitalar. A instituição, já possui uma ala de oncologia e também prevê implantar os serviços de radioterapia e braquiterapia, além de outros procedimentos ligados ao setor.
O hospital foi habilitado como unidade de assistência de alta complexidade em oncologia, pela Secretaria de Atenção à Saúde, veiculada ao ministério do setor, em dezembro do ano passado. A portaria publicada apontou que custeio do impacto financeiro gerado, vai ocorrer por conta o orçamento do próprio ministério. O valor ainda deve ser confirmado.
(Atualizada às 08:57h)