Pacientes de pelo menos 25 municípios da região são acompanhados pelo Serviço de Atendimento Especializado em HIV de Sinop, único município do Nortão que possui o medicamento para o tratamento da doença. O número de atendimentos vem crescendo. Nos últimos dois anos, a Secretaria de Saúde constatou um aumento de 48% nos casos oficiais de AIDS.
Em 2005, 253 pacientes eram atendidos no município, desses, 133 residentes em Sinop e outros 120 da região. Atualmente, são 375. De Sinop, são 139. Outros 236 residem na região.
As pessoas são atendidas pelo menos duas vezes por semana, por um infectologista e equipe de enfermeiros, bioquímicos, assistentes sociais e psicólogos. Os exames para constatar se é portador do vírus também são gratuitos e podem ser feitos em qualquer unidade de saúde do município. O resultado sai em 15 dias.
De acordo com o serviço de atendimento, grande parte dos pacientes é encaminhada pelos agentes de saúde, que fazem visitas periodicamente nas residências e orientam as pessoas contaminadas. Muitas não procuram acompanhamento médico por medo de sofrerem preconceito.
Outros trabalhos de orientação e conscientização são realizados pela equipe em escolas, durante campanhas, entre outros.