A quantidade de casos confirmados de dengue caiu no município. Balanço da coordenadoria de Vigilância Ambiental aponta que, do início do ano até o momento, foram 2.029 notificações, sendo 1.082 atestadas. A redução foi superior a 54% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram notificados 3.188 casos, sendo 2.395 confirmados.
O balanço ainda aponta que, dos casos confirmados este ano, em sete houve complicações, porém não houve mortes, contrariando outro balanço da Secretaria de Estado de Saúde, que confirmou uma vítima fatal. O coordenador Cesário Alves da Rocha disse, ao Só Notícias, que o caso é contestado junto à pasta estadual.
No ano passado, dos casos confirmados, 88 foram com complicações, 43 homorrágicos com nove óbitos.
Cesário explicou que grandes caçambas (basculantes) estão nos bairros para recolhimento de materiais que possam ser eventuais criadouros do mosquito transmissor, além de equipes vistoriarem residências. Também está sendo feito o controle em pontos críticos (com grande potencial de servir para proliferação do mosquito, como ferros velhos) periodicamente, além do bloqueio de casas onde foram feitas notificações de casos ( inceticidas são aplicados em pelo menos cinco quarteirões, nas proximidades do local).
Último balanço da secretaria estadual mostra que em Mato Grosso, de 1º de janeiro até 1º de dezembro, foram as notificações já atingiram 9,5 mil. 41 foram casos graves, além de oito óbitos, sendo seis já confirmados (General Carneiro, Pedra Preta, Colíder, Torixoréu, Ribeirãozinho e Sinop). Os outros dois estão sendo investigados em Tangará da Serra e outra em Várzea Grande.