A secretaria de Saúde começará a utilizar o novo larvicida, Diflubenzuron, recomendado pelo Ministério da Saúde, a partir de segunda-feira. De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental, Cesário Alves Rocha, a implantação do programa onde serão inseridos os dados de utilização do produto está em fase final. O produto será utilizado em bocas de lobo, valetões, caixas d`água e em locais onde as larvas são encontradas. Dados da secretaria apontam que cerca de 80% dos criadouros do mosquito da dengue estão nos imóveis, lixos que acumulam água (latinha, tampinha de garrafa, pneus, em calhas, em vasos de plantas e caixas d`água descoberta).
Com o início do período de chuvas, a secretaria começa a traçar o plano de combate a dengue e reativará o comitê. Conforme Só Notícias já informou, após 18 anos e o larvicida será trocado, pois em março, foi constatado que algumas larvas estavam resistindo ao que estava sendo usado.
Dados da Secretaria Estadual de Saúde, apontam que, de 1° de janeiro até hoje, em Mato Grosso, foram 42.218 pessoas com dengue, (em 2009 no mesmo período foram registrados 40.161 casos). Até o momento, foram confirmadas 50 mortes e outras 10 estão sob investigação. Sinop permanece na liderança em quantidade de mortes, 9 mortes, sendo 8 confirmadas e uma sob investigação.