O mutirão para recolher latas, garrafas, pneus e demais objetos que acumule água prossegue na quinta e sexta-feiras da próxima semana no Jardim do Ouro. Hoje, as equipes da prefeitura e voluntários continuam passando, de casa em casa, no Jardim Imperial, um dos que tem maior índice de infestação do mosquito transmissor da doença. Limpando quintais e terrenos baldios, há diminuição nos criadouros. O Aedes Egypt se reproduz em água limpa. A inspeção nas calhas também é fundamental.
O cronograma da Secretaria de Saúde prevê que o mutirão da dengue será feito no Jardim das Palmeiras dias 1º, 2 e 3. No Primaveras, dias 7, 8 e 9, Parque das Araras 14, 15 e 16 de março, Industrial Norte 21 22 e 23 e, Jardim Jacarandás, dias 28, 29 e 30. A orientação é para que as pessoas coloquem lixo na frente das residências, em sacos plásticos, para as equipes recolherem. Galhos de árvores e entulhos (material de construção) não serão recolhidos.
Em 2010, Sinop teve 2.494 pessoas pegaram dengue clássica e 44 deles foram hemorrágicas. Ano passado, o número de casos caiu consideravelmente para 1.188 e 9 casos com complicações, informa a assessoria da prefeitura.
Porém, o mais recente balanço da secretaria estadual de Saúde aponta que, em Sinop, foram 326 notificações -de janeiro até agora-, em Várzea Grande 165, Cuiabá 125 e Rondonópolis, 45. Sinop também foi inserida na lista dos 91 municípios brasileiros com risco de epidemia de dengue.