Cerca de 200 testes para detectar câncer de pele serão realizados sábado e domingo (9 e 10), das 9h às 15h, na praça Plínio Callegaro, no centro, no V Tour Nacional de Combate ao Câncer. Serão feitos pela Sociedade Brasileira de Dermatologistas (SBD). O trabalho é gratuito, teve início em setembro e segue até dezembro. Em Sinop, oito médicos especialistas em doenças de pele estarão atendendo e tirando dúvidas.
Sinop é único município do Centro-Oeste a receber a campanha que já percorreu cerca de 500 quilômetros e passou por cidades como Salvador (BA); Parque dos Índios (AL); Teresina (PI); e Palmas (TO). Além, de Sinop, até dezembro a equipe fará atendimentos em Presidente Prudente e Sorocaba, interior de São Paulo.
O médico Nelson Urio, um dos organizadores do tour, disse que aproximadamente 12 mil pessoas foram atendidas e foi constatado cerca de mil diagnósticos de câncer. Ainda conforme o médico, assim que são diagnosticados com algum tipo de câncer de pele, os pacientes são encaminhados com guias de procedimento para tratamento nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), de maneira gratuita. “A prevenção é uma prioridade e cerca de 90% dos casos de canceres de pele são tratados quando detectados precocemente”.
Os atendimentos são realizados em um caminhão (unidade móvel) com dois consultórios climatizados e equipamentos próprios para os diagnósticos. Na parte externa um telão com vídeos educativos sobre o câncer de pele orientam os pacientes sobre cuidados e a importância do tratamento, e sessenta cadeiras, acesso para cadeirantes, distribuição gratuita de material educativo e bebedouro.
A organização já prevê uma segunda etapa da campanha para o dia 30 de junho do ano que vem, na escola do Jardim Paraíso, em Sinop, e estima que irá receber em torno de 800 pessoas.