Sinop teve 637 casos de dengue confirmados no primeiro semestre deste ano. O número é da Secretaria Municipal de Saúde e representa redução superior a 70% em relação ao mesmo período do ano passado, 2.295. Não foi contabilizado nenhum óbito. Em 2010, segundo a coordenadoria da Vigilância Ambiental, do montante de casos confirmados, 80 foram diagnosticados dengue hemorrágica. O número de óbitos em decorrência da doença chegou a nove.
Para evitar a proliferação do mosquito transmissor, a secretaria tem intensificado a visita em residências, comércios, entre outros, e feito trabalhos estratégicos em pontos onde há maior incidência de criadouros. Vistorias quinzenais, também tem sido feitas em ferros velhos, por exemplo, além, do bloqueio de casas (aplicação de produto com bombas costais que combatem o mosquito transmissor).
Segundo último balanço da Secretaria Estadual de Saúde, Sinop ainda lidera o ranking de notificações por dengue em Mato Grosso. São aqueles casos em que há suspeita do paciente ter contraído a doença. Já foram 1.216 notificações. Já em Cuiabá, 1.031, em Várzea Grande 279 e Rondonópolis, 237.
Cinco mortes já foram confirmadas no Estado, sendo em General Carneiro, Pedra Preta, Colíder, Torixoréu, Ribeirãozinho.