Mais de 10,3 mil mamografias e de 5,5 mil exames Papanicolau (preventivo) foram feitas, em Sinop e diversos municípios da região Norte, em 11 meses de trabalho da unidade de prevenção do Hospital de Amor de Barretos, gratuitamente, em mulheres entre 25 e 69 anos. O balanço foi apresentado, ontem à tarde, pelo diretor médico das unidades móveis do Hospital de Amor, Raphael Haikel Júnior. Ele destacou que foi possível fazer 21 cirurgias de colo de útero e as mulheres não precisaram “entrar numa fila hospitalar, lá na nossa unidade nós conseguimos resolver”.
De outubro do ano passado até este mês, 520 mulheres tiveram consultas médicas. Mais de 1,6 mil exames de ultrassom de mama foram realizados e 54 casos de câncer diagnosticados, em sua maioria no estágio inicial, sendo 29 casos em 2021 e 34 nesse ano. Atualmente, 26 mulheres estão em fase de diagnóstico e já realizaram a biópsia.
Já no atendimento preventivo ginecológico, 137 colposcopias (exame complementar ao Papanicolau) e 63 biópsias de colo de útero foram realizadas.
O diretor destacou que no combate ao câncer “a única arma que nós temos é a prevenção”, por isso a importância de se fazer exames preventivos para um possível diagnóstico na fase inicial da doença. “O nosso trabalho é diferente, nós somos quase chatos e incisivos para que essa mulher consiga ser tratada a tempo e, com isso, vença essa luta tão desigual contra o câncer”, complementou.
O trabalho do Hospital de Amor, em Sinop, iniciou em outubro de 2021 e conta com uma unidade móvel, também atende o consórcio Teles Pires, formado por 15 municípios da região incluindo Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tapurah, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Santa Rita do Trivelato, Vera, Santa Carmem, União do Sul, Nova Maringá, Cláudia, Nova Ubiratã e Feliz Natal.
A unidade permanente do hospital está sendo construída, em uma área próxima ao aeroporto, e continuará atendendo gratuitamente pacientes de dezenas de cidades da região.