Nos primeiros nove dias da campanha de vacinação contra gripe para idosos, a Secretaria de Saúde de Sinop já atingiu 46% da meta vacinal, em imunizar pessoas acima de 60 anos. A campanha iniciou no dia 24 e termina no dia 18 de maio. Até lá, a secretaria pretende imunizar 4.073 pessoas.
Só Notícias apurou que, até a última terça-feira, 1.875 idosos receberam a vacina no município. Desses, 673 entre 60 e 64 anos, e 1.202 acima de 65 anos. Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Imunização da secretaria, Elza Escobar, a procura já aumentou durante a semana em muitos postos de saúde.
“O dia ‘D’ da campanha (que aconteceu no último sábado) foi fraco e não teve o êxito que nós esperávamos, mas os postos já estão tendo aumento na procura e deve aumentar ainda mais nos próximos dias”, avaliou a coordenadora. Ela também alertou que a vacina é disposta apenas para pessoas acima de 60 anos, que são mais suscetíveis à doença e complicações.
Segundo a coordenadora, muitas pessoas procuram os postos em busca da vacina, mas as doses são liberadas apenas durante a campanha para os idosos, já que a vacinação tem como objetivo reduzir o número de pessoas, acima de 60 anos, que adoecem por causa de doença, e, conseqüentemente, o número de internações por complicações provocadas pela doença
No pólo de Sinop, que abrange 17 municípios da região, entre eles Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, mais de 10 mil idosos devem ser imunizados até o final da campanha. No Estado, a meta é em imunizar 159.641 pessoas.