A secretaria municipal de Saúde detalhou, esta manhã, que o processo de vacinação contra Covid em Sinop já atingiu todas as categorias definidas como prioritárias pelo governo Federal no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina Covid e alcançou a marca de 54 mil doses aplicadas de janeiro até o momento, sendo 40,5 mil em primeira dose e outros 13,5 mil correspondendo à segunda ou dose única. Os números têm como base a atualização do banco de dados do Ministério da Saúde, até ontem.
“O município optou por seguir exatamente o que o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid orientou, que, assim que se abrisse um grupo, atendesse 100% daquele grupo para poder estar avançando fases”, explicou a coordenadora de Imunização e Rede Frio da Secretaria de Saúde, Sirlei Castilho.
Foram atendidos os trabalhadores da área da saúde (10,6 mil doses), idosos com 80 anos ou mais e os idosos institucionalizados (8,7 mil doses), com 60 anos mais (22,2 mil doses aplicadas, sendo 17,2 mil em primeira e 4,9 mil em segunda, considerando também que boa parte das segundas doses começam a vencer neste mês de julho), pessoas com 18 anos ou mais com comorbidades (6 mil doses aplicadas) e 18 anos ou mais com algum tipo de deficiência permanente (195 doses aplicadas).
Também já receberam a vacinas as pessoas que formam os grupos de forças de segurança, salvamento e de instituições do sistema de privação de liberdade (1.072 doses aplicadas), trabalhadores da educação dos ensinos básico e superior (3,9 mil doses), trabalhadores do transporte aéreo (90) e, ainda, reeducandos (425 doses).
Seguem em andamento, pelo sistema de agendamento no site, a vacinação de gestantes e puérperas (635 doses aplicadas até o momento); caminhoneiros (399 doses); trabalhadores industriais e de construção civil (3,4 mil doses); trabalhadores de transporte coletivo rodoviário (18 doses até agora). Nesta última fase, deve ser iniciado a vacinação dos trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, previsto para ocorrer na próxima semana. “Então, diferente de outros municípios que abaixaram idades, em Sinop, nós já atendemos 100% dos grupos que já foram contemplados, diferente de outros locais que não fizeram 100% e baixaram idades que não é preconizado no plano”, reforçou a coordenadora.
Seguindo a vacinação contra Covid com base nos grupos prioritários, Sinop já conseguiu atender – com a primeira dose de um dos imunizantes enviados pelo governo Federal – uma boa parcela dos públicos estimados em cada faixa de idade, desde pessoas a partir de 18 anos até idosos. Da faixa etária de 20 a 24 anos, por exemplo, a cobertura com a primeira dose já atinge 17% da estimativa populacional (que é de 13,4 mil pessoas); na faixa de 30 a 34 anos, o percentual de cobertura é de 24,4% (da população estimada em 12,6 mil); e de 40 a 44, citando outro exemplo, alcança 25% (do público de 10,9 mil).
A vacinação em primeira dose ou dose única ocorre por meio de agendamento, feito a partir do site da Prefeitura de Sinop. Já a segunda dose, é livre demanda e os atendimentos estão sendo realizados no prédio do Centro de Especialidades Odontológicas das 13h às 16h30. O andamento da vacinação pode ser acompanhado no site da Prefeitura como, também, na página do Ministério da Saúde.