Entre os dias 24 a 30 será realizada a campanha nacional de combate a tuberculose. O Departamento de Vigilância em Saúde fará palestras de esclarecimento e conscientização nas unidades dos Programas de saúde da Família (PSF), além de mobilizações nas residências por meio dos agentes comunitários de saúde.
De acordo com Jussara Wohlmuth, do Departamento de Vigilância, ao suspeitar de tuberculose, qualquer pessoa pode procurar uma unidade do PSF para realizar o exame que é gratuito e fica pronto em três dias. "Nas unidades é feito o exame por escarro, que é o primeiro exame em suspeita de tuberculose. Não há custo algum para o paciente, a análise é realizada aqui em Sinop mesmo pelos bioquímicos do município. O tratamento também é gratuito, mantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS)", destacou. O tratamento dura cerca de seis meses.
Em 2010, 22 casos da doença foram confirmados no município, destes, 19 de tuberculose pulmonar, 1 de gangliomar e 1 de tuberculose óssea. A tuberculose pulmonar é transmissível. Desde janeiro desse ano até o momento, 4 casos foram diagnosticados.
A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa, por isto é importante que todas as pessoas que residem com o paciente tuberculoso compareçam a Unidade de Saúde para realização de consulta médica e, eventualmente, de alguns exames. A doença é causada por um microorganismo (Mycobacterium tuberculosis), e pode afetar pulmões, ossos, rins e meninges.
Entre os sintomas estão: tosse seca e contínua, tosse com pus ou sangue no catarro, febre baixa, suores noturnos, fraqueza, cansaço, perda de peso, dificuldade para respirar e dor no peito. Se esses sintomas persistirem por mais de 15 dias é indicado procurar ajuda especializada.
Atualmente a doença vem sendo prevenida com o uso da vacina BCG, aplicada ainda no primeiro mês de vida, capaz de prevenir as formas mais graves da doença, principalmente nas crianças. No início desse ano uma portaria do Governo Federal estendeu a vacinação até os 19 anos de idade.