A unidade provisória do Instituto de Prevenção do Hospital de Amor do Norte de Mato Grosso deve começar a atender em dois meses, em um prédio localizado na rua das Magnólias, no Setor Comercial de Sinop. A primeira Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer, orçada em mais R$ 2,5 milhões, atenderá também pacientes de Sorriso, Lucas do Rio Verde e mais 39 municípios. Ela está equipada e aguarda apenas a finalização das instalações na sede para começar a circular.
“Está tudo em montagem (equipamentos médicos) para podermos iniciar os atendimentos. A obra (definitiva que está sendo construída nas proximidades do aeroporto) deve ficar pronta em um ano e meio e, como o caminhão já está pronto, o mamógrafo já foi adquirido, alugamos um prédio para trabalharmos”, explicou a médica presidente da Associação dos Voluntários do Instituto de Prevenção do Hospital de Amor do Norte de Mato Grosso (AVIP), Anna Letícia Yanai. O cronograma dos atendimentos será feito por uma equipe do Hospital de Amor, de Barretos (SP).
As pacientes que tiverem alterações em seus exames realizados na unidade móvel serão encaminhadas a Sinop para acompanhamento. As atividades iniciais de prevenção são direcionadas às mulheres.
Essa será a décima terceira unidade de prevenção do Hospital de Amor do país. O Hospital de Amor é o maior centro de tratamento de câncer e o mais conceituado da América Latina, atendendo cerca de 6 mil pacientes por dia. Os equipamentos são de alta tecnologia e os profissionais totalmente especializados. O hospital já atendeu e continua atendendo, gratuitamente, centenas de moradores em Mato Grosso.