O índice de infestação de larva do mosquito da dengue em Sinop caiu 75% no período de janeiro a novembro de 2010 comparado com o mesmo período de 2009. No ano passado, o índice chegou a 1,5% e esse ano está em 0,37%. O chefe da Vigilância Ambiental, Cesário Alves Rocha, disse, ao Só Notícias, que a queda é motivada por um conjunto de fatores como a concientização da população, trabalhos das secretarias de Saúde, Educação, Meio Ambiente e Cidade, além de aquisição de equipamentos e contratação de mais 30 agentes.
Cesário disse também que a vigilância está estruturada e, em março, foi equipada com mais duas caminhonetes para transportar os agentes aos bairros. Equipes de vistorias nas calhas, locais que ano passado eram responsáveis por 80% dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, também foram formadas. “Além de visitar as residências, orientam os moradores como evitar a criação do mosquito”.
Para que não haja focos é necessário eliminar os criadouros que são os locais onde ficam água parada como tampinhas de garrafas, latinas, plásticos, pneus, dentre outros.
Conforme Só Notícias já informou, a Secretaria de Saúde aponta que, de janeiro até agora, houve 2.280 casos de dengue clássica, 88 com complicações, 43 de febre hemorrágica. Desse total, 6 pessoas morreram. Porém, a Secretaria Estadual de Saúde aponta 9 mortes e uma está sob investigação.