Conforme levantamento do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), em Sinop, 82,31% pessoas dos grupos prioritários já foram vacinadas, total correspondente a 24.656 doses aplicadas. Mas ainda faltam pouco mais de 5 mil pessoas para atingir a meta que é de 29.737 pessoas.
A Campanha Nacional de vacinação iniciou no dia 10 de abril e termina nesta sexta-feira. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe, o Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2 e influenza B, porém é contraindicada para pessoas que tenham alergia grave relacionada ao ovo de galinha.
De acordo com a assessoria do município, nesta semana as vacinas estão disponíveis, das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30, nas Unidades Básicas de Saúde, Alto da Glória, Camping Club, São Francisco, Menino Jesus, Sabrina, Vindilina I, Gente Feliz, Sebastião de Matos, Ibirapuera, Oliveiras, Palmeiras, Violetas, Paraíso, Jacarandás, Botânico, Nações, Primaveras, América, Boa Esperança, Vitória Régia e Campos Novos (Gleba Mercedes V).
Segundo definição do Ministério da Saúde, faz parte do grupo prioritário pessoas a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade, além dos funcionários do sistema prisional e militares. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão com comorbidade e câncer, além daquelas pessoas que têm outras condições clínicas especiais, também devem se vacinar contra a gripe. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação.