A área externa da Unidade Básica de Saúde no bairro Jardim das Palmeiras teve aglomeração, ontem, de idosos que foram tomar a primeira dose de vacina contra a Covid em idosos com 64 anos. A aplicação para esta faixa etária segue até hoje às 18h.
Na UBS, dezenas de idosos e acompanhantes aguardavam. Alguns, sem lugar para sentar, permaneceram em pé. No local, a prefeitura disponibilizou uma tenda, mas com o grande número de pacientes que compareceu foi insuficiente.
A assessoria da prefeitura afirmou que a situação foi resolvida pelos profissionais da UBS “com acomodação dos pacientes para evitar aglomerações”. Além disso “o acúmulo de pessoas foi do lado externo da unidade e que os profissionais da saúde orientam os pacientes que mantenham o distanciamento e evitem aglomerações nas unidades”.
Para evitar aglomerações, a secretaria de Saúde está disponibilizando “maior número de unidades vacinando, para distribuir o público alvo; horários no período da manhã e tarde para oferecer maior tempo de atendimento; vacinação de grupos específicos, para reduzir o número do público alvo em cada semana; realização de Drive Thrus constantes para evitar a presença dos imunizados nas unidades”, dentre diversas outras.
Além da UBS no Jardim das Palmeiras, a vacinação ainda está sendo realizada nas UBSs Nações, Sabrina, Primaveras, Alto da Glória e Camping Clube, além do Centro Integrado de Atendimento (CIA) Jacarandás. Os atendimentos são feitos por ordem de senha.