O secretário estadual de Saúde, Pedro Henry, assinou, agora há pouco, em Sinop, juntamente com o prefeito Juarez Costa, o termo de cessão do prédio do hospital municipal para o governo estadual gerenciar e não descarta a possibilidade da abertura ocorrer em cinco meses. “Acho que cronologicamente existe. A gente quando fala em tempo, corremos um risco muito grande porque não depende só da vontade da gente”, disse, Henry.
Agora, deve ser aberto o processo para escolha da Organização Social de Saúde que ficará a frente da administração da unidade. “O que pretendemos agora é fazer imediatamente o chamamento público para que possamos, através de um contrato de gestão, termos a implementação dessa unidade”, destacou. O processo, até a finalização que é com a assinatura do contrato, deve durar aproximadamente 60 dias. “Tão logo esse contrato de gestão esteja assinado, a gente começa as operações no hospital de Sinop”, acrescentou.
As modificações estruturais bem como a compra dos equipamentos que serão utilizados na unidade hospitalar serão feitas pela organização que assumir a gestão. “Isto é o próprio gestor que recebe recursos repassados da secretaria para promover as modificações necessárias, as aquisições de equipamentos e tudo isso é incorporado ao patrimônio público”, explicou.
A estimativa, conforme Só Notícias informou, é que R$ 13 milhões ( prometidos pelo Ministério da Saúde e emendas parlamentares) sejam investidos para as mudanças e compra de equipamentos. Para a manutenção mensal, os investimentos devem ser de aproximadamente R$ 2,3 milhões, aplicados pelo Governo Estadual. A nova administradora da unidade deve ficar encarregada, também, pela contratação de funcionários e pelos treinamentos.
O novo modelo de gestão para hospitais públicos do Estado foi aprovado, ontem, pelo Conselho Estadual de Saúde. Foram 13 votos favoráveis, 12 contrários e 4 votos nulos, além de uma abstenção. Em Várzea Grande, onde as negociações com a implantação da OS estão avançadas, a assinatura do contrato de gestão deve ocorrer no próximo dia 19, segundo Henry.
Em Sinop, o secretário estadual participou da abertura da Feira da Saúde, na praça Plínio Callegaro, promovida em comemoração ao dia mundial da Saúde e, participou da inauguração dos seis leitos da UTI infantil, no Hospital Santo Antônio, que será utilizado para atender pacientes pelo Sistema Único de Saúde.
Leia ainda
Por 1 voto gestão de OSS para hospitais é aprovada para todo Estado