PUBLICIDADE

Sinop: ex-secretário cita plano emergencial para resolver falta de exames que se arrasta há meses

PUBLICIDADE

Durante o próximo ano não devem faltar exames para os pacientes do Serviço Único de Saúde (SUS) no município. A promessa foi feita, ao Só Notícias, pelo ex-secretário de Saúde e atual diretor de atenção básica, Francisco Specian Júnior. Ele deixou o comando da secretaria há poucos dias e afirmou que a prefeitura está preparada para não deixar faltar reagentes no Laboratório Municipal, situação que arrasta desde agosto do ano passado e, em muitas vezes, deixou um número considerável de pessoas sem atendimentos. “As compras são baseadas em estimativas e histórico de uso. Esta compra, especificamente, é para durar mais de um ano. Em 20 dias, se não houver nenhum imprevisto, os reagentes devem ser entregues”, afirmou.

De acordo com Specian, o problema foi causado por um litígio entre as empresas fornecedoras de reagentes e não há uma forma de prevenir para que a situação não aconteça novamente. “Infelizmente, a gente não pode fazer nada, porque várias empresas que participaram da licitação começaram a interpor recursos e isso se arrastando durante meses e atrasou o procedimento. O que pretendemos fazer, como um ‘plano B’, a partir de agora, é um chamamento público para que os laboratórios particulares, em caso de falta de exames no município, ofereçam um preço de SUS para os pacientes”, explicou.

O ex-gestor ainda afirmou que foi feita uma compra emergencial, que custou aproximadamente R$ 50 mil, a quantidade adquirida seria suficiente para abastecer o laboratório por 40 dias, até que seja finalizado o procedimento licitatório. “A partir de amanhã estará tudo normalizado. Adquirimos desta forma até prevendo algum atraso na licitação”.

Conforme Só Notícias já informou, a prefeitura abriu pregão eletrônico para contratar uma empresa fornecedora de materiais reagentes para que 31 exames, que não estavam sendo feitos há mais de oito meses, segundo um funcionário, voltem a ficar disponíveis no Laboratório Municipal. A sessão de lances será no dia 13 de março. Será vencedora da licitação aquela empresa que oferecer o menor preço unitário por cada produto e a entrega dos reagentes deverá ocorrer em até dez dias, contados a partir da data de envio da nota de empenho ou requisição pela prefeitura.

Serão, no total, quatro lotes e no primeiro serão adquiridos reagentes para a realização de 120 mil hemogramas completos (exames de sangue). No segundo lote, estão os materiais suficientes para 100 mil testes, como HDL triglicerídeos (para medir colesterol), além de amilase (detecta distúrbios no pâncreas), entre outros. No terceiro lote, aparecem os reagentes para vários exames que estavam em falta como, por exemplo, toxoplasmose, HIV, rubéola, estradiol (para grávidas), anti-TPO e T3 (tireóide), ferritina (mede quantidade de ferro no organismo), CMV (detecta infecção pelo citomegalovírus), entre outros. No último lote, serão adquiridos materiais para a aplicação de 68 mil exames de urina.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE