O professor titular de Clínica Médica da Universidade Federal de Mato Grosso, Francisco Couto, integrantes da junta médica da Unifesp, representantes da reitoria do campus de Sinop e o secretário municipal de Saúde, Francisco Specian Júnior, fizeram, hoje, uma visita técnica em algumas unidades de saúde do município e também um levantamento das atuais condições para auxiliar na elaboração do relatório que dará sustentação ao projeto de implantação do curso de medicina.
Specian acredita que a impressão “da estrutura e do funcionamento das unidades por parte da junta médica foi boa, já que serão formados médicos generalistas em Sinop. Foram visitadas unidades de saúde básica, o Hospital Regional e o Santo Antônio, nesses dois últimos os acadêmicos devem fazer residência”, disse, ao Só Notícias.
Nesta 3ª feira, parte da equipe ser reunirá com coordenadores do campus para continuar o levantamento técnico. Não foi informado quando o relatório estará finalizado. O documento é necessário para que o curso seja criado no município. Será encaminhado para apreciação do Ministério da Educação e demais órgãos competentes.
O curso será instalado na UFMT e a previsão é que o vestibular ocorra no final do ano que vem. O deputado federal Nilson Leitão (PSDB), autor do pedido aprovado na Câmara Federal, para instalar Medicina em Sinop, obteve previsão do ministério que a contratação de professores deve ocorrer a partir de agosto. As aulas devem iniciar em março de 2014 e os acadêmicos que vão cursar serão escolhidos através do ENEM, em novembro.
Sinop já tem cursos de Agronomia, Enfermagem, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal, Farmácia Medicina Veterinária, Zootecnia e Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática com habilitação em Física, Química e Matemática.
(Atualizada às 20:49h)