Mais 15 mil doses da vacina contra febre amarela foram solicitadas pelo Escritório Regional de Saúde (ERS) para o pólo de Sinop, que abrange 14 municípios da região. O número é bem superior do estoque mantido nos últimos meses, de 2,5 mil. O motivo, segundo a coordenador Márcia Soariano, é o aumento na procura. Quem for tomar a vacina hoje, deve enfrentar filas nos postos de saúde.
Desde que foram confirmados casos da doença nos Estados vizinhos, como Goiás, Mato Grosso intensificou as campanhas para imunizar a população. Porém, Márcia alerta que só devem receber a vacina as pessoas que foram imunizados há mais de 10 anos, ou crianças a partir de 9 meses. “Não há necessidade de correria. Temos estoque suficiente e não faltará vacinas”, orientou.
Segundo ela, as pessoas estão com medo, mas até o momento não foram notificados casos na região de Sinop, e não há risco de epidemia. “Estamos sob vigilância para quaisquer suspeitas”, acrescentou.
Em todo o Estado, foram disponibilizadas 100 mil doses. Entre 1992 a 2006, Mato Grosso apresentou 22 casos da doença, sendo que 13 destes evoluíram para óbito e 9 obtiveram a cura. Em 2007 o Estado não apresentou nenhuma contaminação.
A febre amarela é uma doença infecciosa, causada pelo vírus amarílico, que ataca o fígado e outros órgãos dos humanos e que, se não for tratada, pode levar à morte. Um dos seus principais sintomas é a febre aguda, que dura até sete dias.