PUBLICIDADE

Sinop: equipes são treinadas para aplicaram teste rápido da AIDS

PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde de Sinop vai oferecer a população considerada de difícil acesso ou em casos de urgência o teste rápido de diagnóstico de HIV/ AIDS. Equipes do Serviço Atendimento Especializado (SAE), hospitais e maternidade conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), iniciaram ontem o curso de capacitação sobre o teste rápido que vai até o dia 21. "No teste convencional o resultado pode demorar até 30 dias, no teste rápido o exame é feito a partir de gotas de sangue, que são retiradas dos dedos das mãos, e leva em média, 30 minutos para emitir o resultado. É uma ação importante para gestantes, caminhoneiros e outras situações que precisam de diagnostico rápido", disse Lúcia Tomaz, enfermeira do SAE.

Além do teste, o paciente recebe antes e depois do resultado o acompanhamento de psicólogo, assistente social e médico. "Muitas pessoas nem desconfiam que estejam com AIDS ou tem medo de descobrir. O diagnóstico precoce da Aids é de extrema importância para barrar o avanço da doença e para iniciar o tratamento. No caso de gestantes por exemplo, a aplicação de anti-retrovirais no pré-natal pode reduzir as chances de transmissão do vírus da mãe para o filho", explica.

Estão em tratamento no SAE cerca de 186 pacientes de Sinop e 326 da região. Também são realizados no Sae exames de sífilis, hepatite B e C, doenças que podem matar se não diagnosticas precocemente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE